Call For Paper

Call for paper – Chamada para o Dossiê “Comunicação e as Performances da Cultura”

A construção teórico-metodológica de Martín-Barbero (1997) inaugura um marco na teoria da comunicação ao complexificar as relações entre comunicação, cultura e política. Estas três são compreendidas como mediações fundantes ou constitutivas (LOPES, 2018), às quais se articulam outras mediações, sempre no plural, a partir da cartografia de mapas noturnos que se alteram ao longo da sua obra. Tem-se no segundo mapa, por exemplo, um objetivo de estudar a cultura a partir dos seus processos comunicativos, o que implica em um deslocamento investigativo que parte das mediações culturais da comunicação para as mediações comunicativas da cultura. Neste sentido, a lente das mediações torna-se central para se pensar processos comunicacionais e, além disso, a comunicação, enquanto objeto de estudo, deixa de ser pensada exclusivamente como sinônimo de meios de comunicação para se tornar também mediadora das culturas.

Os estudos das performances originam-se da interdisciplinaridade entre a antropologia e as artes cênicas, dentre outras áreas. Do diálogo entre o antropólogo Victor Turner (1987) e o teatrólogo Richard Schechner (2006) é forjada a lente investigativa que busca observar o que é performado nas culturas, incluindo desde os papéis desempenhados no cotidiano até os apresentados nos palcos, nos ritos, nas festas populares. E, considerando a massiva presença das tecnologias da comunicação neste século, nas telas, dentre outros espaços da expressão cultural.

Assumindo como ponto de partida que a comunicação medeia as culturas e que as tecnologias comunicativas, aliadas aos interesses de valor do mercado, contribuem para a operação de sentido entre os sujeitos, interessa a esse dossiê dialogar com pesquisas cujos objetos de estudo se interessam por:

– as performances da comunicação em diversas culturas;

– performances mediadas por tecnologias da comunicação;

– as mediações comunicativas da cultura e suas performances;

– as performances cinematográficas, televisivas, videográficas, etc.;

– as performances do cotidiano em plataformas digitais de comunicação;

– as mediações comunicativas nas artes cênicas, nos ritos, nas festas populares, etc.;

– cultura de performances e seus modos e suas redes de comunicação;

– performar-se ao outro, encenar, apresentar, representar, comunicar-se.

Data limite para submissão: 31/08/2020

Data de publicação: 31/12/2020

Editoras convidadas:

Lara Lima Satler (UFG)

Luciene de Oliveira Dias  (UFG)

Renata Lima  (UFG/UFBA)