Reunião

“A imagem que importa”: fotografia, tecnologia, estéticas e comunicação

Na próxima quarta-feira (16), às 14h, a professora doutora Anuschka Reichmann Lemos (PPGEL-UTFPR) ministrará palestra sobre “A Imagem que importa”: fotografia, tecnologia, estéticas e comunicação. O evento, que será realizado remotamente, marca o encontro mensal do Grupo Incom.

A pesquisadora explicou algumas das inquietações que a movem em torno da temática proposta: “Desde o início da minha formação, há 30 anos, busco as imagens que nos convidam a habitá-las e a compreender o outro pelo seu olhar. Tecnologias, mídias, suportes e dinâmicas se transformam, intensificam números e aceleram movimentos, e a busca continua a mesma”.

Anuschka Lemos, é fotógrafa autoral e professora da área de fotografia e linguagens. Como fotógrafa, nos anos de 1990 atuou na área da fotografia comercial e coordenava o espaço cultural “Espaço em Branco”, voltado à exposições de artistas visuais de Curitiba. Desde 2000 dedica-se a projetos autorais na área da fotografia. Expôs seus projetos em centros culturais do Brasil, Agentina, Peru e Venezuela. Nos últimos 7 anos, trabalha em especial no Projeto Km5, com imagens de estradas do sul das Américas (www.anuschkalemos.com). Como professora e pesquisadora, é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Artes (New School for Social Research) e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Com aperfeiçoamento em Fotografia pela ICP (International Center of Photography), é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora adjunta da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), atuando no Curso de Comunicação Organizacional assim como no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Foi pesquisadora do NEIIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Imagem e Memória), da Universidade de São Paulo, e atualmente coordena o Grupo de Pesquisa LAPPIS (Laboratório de Pesquisa e Produção em Imagem e Som), da UTFPR. Tem experiência na área de produção e experiência com imagens, com ênfase em Fotografia e Comunicação.