Evento

II Colóquio Incom acontece em agosto

Evento, que integra atividades do 25º Seminário de Pesquisa da UTP, traz convidados internacionais e nacionais

 

Nos dias 26 e 27 de agosto o Grupo de Pesquisa Incom organiza o II Colóquio Incom. O evento acontece em paralelo ao 25° Seminário de Pesquisa e 20° Seminário de Iniciação Científica e contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, sendo eles professores doutores, doutorandos e mestrandos. Ao todo serão cinco mesas. Confira programação e ementa das mesas a seguir:

 

1. Mesa-redonda ‘Acessibilidade da informação’

Data: 26/08/2021

Horário: 9h30

Coordenação: Profa. Dra. Kati Caetano (PPGCom/UTP) e e Profa. Dra. Mônica Fort (PPGCom/UTP)

Ementa: A questão da acessibilidade tem sido cada vez mais premente nas discussões acadêmicas, não apenas em seu caráter de mobilidade e inclusão, mas também, e sobretudo, de comunicabilidade e acesso à informação. Na área da Comunicação, esses estudos são ainda incipientes, embora encontrem cada vez mais pesquisadores preocupados com a condição e a sociabilidade de pessoas deficientes. Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM) propõe uma mesa de debates que discuta tanto os meios de acessibilidade, as características e dificuldades de cada forma de inclusão e quanto o acesso à pauta do tema na academia e na mídia nacional. Dessa forma, reúne os seguintes convidados: (1) Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), líder do Grupo de Pesquisa: ‘Diferenças e subjetividades em Educação – estudos surdos, das questões raciais, de gênero e da infância’, que discutirá a acessibilidade do surdo na faculdade de educação da Unicamp; (2) Profa. Dra. Patrícia Gräff, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); líder do Grupo de Pesquisa: ‘Políticas e Práticas de Inclusão’, em seus estudos tematiza educação inclusiva, diversidade, identidade e educação de surdos; na mesa proposta, abordará a acessibilidade na educação; (3) Profa. Ma. Alessandra Pedroso da Cruz, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que direciona suas pesquisas ao estudo da linguística de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a partir de uma abordagem sociolinguística para a educação de surdos; no evento, falará da acessibilidade para surdos em contextos fronteiriços; (4) e o Jornalista José Ednilson Almeida do Sacramento, graduado pela Universidade Federal da Bahia; produtor de conteúdo digital, há 25 anos perdeu a visão com o agravamento de uma doença ocular e hoje atua como ativista pelos direitos da pessoa com deficiência. A mesa ‘Acessibilidade à informação’ será mediada pela mestranda Elaine Polo Fortunato, que desenvolve no PPGCom/UTP pesquisa nesta área.

Link de acesso: http://encurtador.com.br/pBMRU

 

2. Mesa-redonda ‘Corpo, estética e emancipação política’

Data: 26/08/2021

Horário: 17h

Coordenação: Profa. Dra. Kati Caetano (PPGCom/UTP)  

Ementa: A profa. dra. Laura Quintana abordará o tema de suas investigações a partir das reflexões de Jacques Rancière,  postulando a articulação entre estética e política, manifestada por experiências de corporalidade que traduzem uma partilha do sensível. Se o ponto de partida é Rancière, tendo em vista que a autora é uma de suas grandes intérpretes na atualidade, Quintana mobiliza outros autores, sobretudo da antropologia das práticas cotidianas, para desenvolver as condições de possíveis institucionalizações de experiências emancipatórias para ações políticas. Essa empreitada teórico-analítica está especificamente desenvolvida no livro lançado em 2020 sob o título “Política de los cuerpos. Emancipaciones desde y mas allá de Jacques Rancière”, que constituirá o foco das questões da conversação (“charla”, segundo sua proposta) com a pesquisadora.  Os debatedores serão da Comissão Organizadora, além de Debatedores assistentes ( participantes do Incom e  público em geral) .

Link de acesso: encurtador.com.br/gDQSU

 

3. Mesa-redonda ‘Estética, imagens, políticas do corpo’

Data: 27/08/2021

Horário: 9h30

Coordenação: Profa. Dra. Kati Caetano (PPGCom/UTP)

Ementa: Esta sessão abordará a articulação entre estética, como fenômeno vinculativo e interacional; imagens, como formas simbólicas de manifestação de posições e figuras estabilizadoras ou desestabilizadoras de modos de ver e de se dar (ou não) a ver e a relevância do corpo no tecido dessas práticas cotidianas . Coordenada pela profa. dra. Kati Caetano, terá como participantes a doutoranda Bany Narondy com a apresentação da pesquisa “Políticas de visibilidade e corpo sofredor feminino: camadas da violência nas mídias sociais”; o mestrando Dalvan Siteneski que examinará a fluida expressão artística Drag, para a qual o corpo performa seu potencial de manifestações figurativas na contramão das formas consensuais previstas culturalmente para cada gênero;  o doutorando Fernando Artur Souza, que irá discorrer sobre a subjetividade política em fotografias; o mestrando Júlio César Rigoni Filho, atuante em políticas sobre drogas, irá examinar os sentidos das figurações do corpo nas campanhas de prevenção às drogas, a doutoranda Marcia Boroski que analisará as figurações do corpo e os efeitos de temporalidade em fotografias do World Press Photo.

 Link de acesso: encurtador.com.br/atV5

 

4. Mesa-redonda ‘Práticas digitais, fake news e desinformação’

Data: dia 27/08/2021

Horário: 16h

Coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (PPGCom/UTP)  

Ementa: Discute-se que desinformação tem entre seus objetivos manipular a opinião pública e desprestigiar instituições, bem como obter vantagens econômicas ou políticas. Por meio de técnicas de comunicação e informação, fatos acabam ordenados de maneira tendenciosa minimizando sua importância ou modificando seus sentidos. No ambiente digital, conteúdos enganosos se propagam aceleradamente. A mesa visa discutir a produção e circulação de materiais de aparência noticiosa que tendem a suprimir, ocultar, superdimensionar ou minimizar informações. Além dessa temática, os expositores também destacam experimentos comunicacionais que englobam o jornalismo artístico, o jornalismo imersivo e outras práticas dentre as possibilidades digitais; consideram o processo de familiarização de comunidades com aparatos tecnológicos e como isso contribui para que costumes populares se destaquem midiaticamente; apresentam um mapeamento com as principais características dos 100 podcasts mais ouvidos no Brasil; e discorrem sobre o processo comunicacional, em tempos de pandemia, acerca da relação professor-aluno no âmbito acadêmico, no modo de desenvolver atividades online que fomentam conhecimento.

Link de acesso: encurtador.com.br/hxFIT

 

5. Mesa-redonda ‘Mulher e espaço público’

Data: dia 27/08/2021

Horário: 21h

Coordenação: Profa. Dra. Ana Malech (UTP)

Ementa: Uma sociedade conservadora e misógina, contribui para a formação de estereótipos que mantêm os arquétipos da representação do feminino presentes no imaginário social. Assim, mulheres são mães, professoras, pessoas que exercem atividades ligadas à beleza, mas não são senadoras nem presidentas. Os discursos, reforçados pela mídia, são aceitos e compartilhados pela sociedade. Desta forma corresponde aos homens o espaço público e às mulheres o espaço privado. Essa modelagem também passa pelo corpo feminino ressaltando alguns atributos e comportamentos em detrimento de outros. As urgências atuais e os novos paradigmas apresentados contestam o papel definido à mulher durante séculos. A participação em um universo, até pouco tempo, eminentemente masculino como a política, faz com que a mulher contemporânea rompa com séculos de conceitos pré-estabelecidos sobre o espaço destinados a mulher, verdadeiros gineceus. Esta mesa pretende trazer à discussão, através do olhar de Carolina Cavalcanti, publicitária, professora, pesquisadora e doutora em comunicação, uma abordagem sobre como a publicidade mantem, em sua narrativa, aspectos que contribuem para estes estereótipos. Também o professor, pesquisador e doutor Tarcis Prado, que tem sua pesquisa focada em política, trará uma análise sobre a mulher no espaço político.

Link de acesso: encurtador.com.br/cprES