Sem categoria

PPGComUTP recebe professora e pesquisadora belga para aula inaugural da turma 2018

No próximo dia 23 de março, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom-UTP), receberá a Professora Dra Maria Giulia Dondero, da Universidade de Liège, Bélgica. A docente irá ministrar o Seminário Avançado (Sevan) intitulado “Les discours syncrétiques: tensions énonciatives entre texte et image” (Os discursos sincréticos: tensões enunciativas entre texto e imagem), a título de aula inaugural específica do PPGCom/Turma 2018. Além do Sevan, a professora vai discutir com docentes e coordenação do PPGCom a viabilidade de uma parceria futura entre Liège e Curitiba.

Maria Giulia Dondero é pesquisadora do Fonds National de la Recherche Scientifique – FRS-FNRS belga, e leciona semiótica visual na Universidade de Liège. Dondero publicou uma centena de artigos em francês, italiano, inglês, espanhol e polonês; já organizou cerca de quinze livros coletivos e números temáticos de revistas sobre a fotografia, a imagem científica e a subjetividade na imagem, entre os quais: L’image peut-elle nier ? (PULg, 2016, com S. Badir) e Les plis du visuel. Réflexivité et énonciation dans l’image (Lambert Lucas, 2017, com A. Beyaert-Geslin e A. Moutat). É autora de: Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique (em colaboração com J. Fontanille, Pulim, 2012); Sémiotique de la photographie (em colaboração com P. Basso Fossali, Pulim, 2011) – cuja tradução em português será publicada em breve -, e Le sacré dans l’image photographique. Études sémiotiques (Hermès, 2009).

Co-fundadora e diretora da revista SIGNATA – Annales des Sémiotiques / Annals of Semiotics, Dondero é também co-diretora da coleção de livros Sigilla (Presses Universitaires de Liège). É a atual secretária geral da International Association for Visual Semiotics (IAVS) e vice-presidente da Association Française de Sémiotique (AFS).