Evento

I Colóquio Incom: Estética e Política

O Grupo Incom realiza no dia 24 de novembro, às 14h, terça-feira, o I Colóquio Incom. Nesta primeira edição, sob o tema Estética e Política, será realizada a conferência ‘A fabulação das imagens em Jacques Rancière’, com a Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (PPGCOM-UFMG). O evento acontecerá pelo Zoom (cujo link de acesso está ao final) e poderá ser validado como Sevan pelos estudantes do PPGCOM-UTP.

A potência fabuladora das imagens, segundo Rancière, está nas operações intervalares que produzem deslocamentos, imprevistos e novas disposições nas cenas de aparência e dissenso que configuram a ordem sensível da política. Em seus textos mais recentes, ele nos mostra como um “momento qualquer” pode alterar a legibilidade e a distribuição de tempos e espaços que configuram mundos comuns e fraturados. O trabalho das imagens abrange a escolha de uma singularidade e a constante articulação e desarticulação que caracteriza o método crítico e sensível construído por Rancière.

 

Ângela Cristina Salgueiro Marques é Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. É Doutora e Mestra em Comunicação Social pela UFMG. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais em Grenoble (França) junto ao Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Médias – Université Stendhal). Integra os grupos de pesquisa MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG); Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ, UFV); Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É co-autora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Máximo Prado; e Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É organizadora do livro Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (SELO PPGCOM, 2018).

 

SERVIÇO

I Colóquio Incom: Estética e Política

Conferência: ‘A fabulação das imagens em Jacques Rancière’, com a Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (PPGCOM-UFMG).

Data e horário: 24 de novembro, às 14h

Acesso: https://us02web.zoom.us/j/83926167270?pwd=QUN4YXBOMjIxT0dFWXNkeEN2KzFxQT09

ID da reunião: 839 2616 7270

Senha de acesso: 629007